PRODETUR SALVADOR
Em consonância com o objetivo do PRODETUR Nacional, o Plano de Ação para a cidade do Salvador propõe intervenções que têm como propósito a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica da atividade turística, a fim da melhoria de qualidade de vida da população soteropolitana.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento do turismo, visando ao aumento da renda e do emprego formal da população de Salvador, com ênfase na cultura local e nos afrodescendentes.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do PRODETUR Salvador são: aumentar os gastos dos turistas em visita à cidade, bem como a parcela desses gastos que beneficia à população local e, particularmente, a população afrodescendente, mediante o incentivo ao turismo cultural e de sol e praia, a melhoria da infraestrutura e o apoio institucional à gestão do turismo.
Área de Abrangência
O PRODETUR Salvador contemplará as áreas previstas no PDITS com potencial turístico substancial identificadas como prioritárias, conforme a seguir:
1 - Centro Antigo: Centro Histórico (ampliado com a inclusão de um trecho maior da Liberdade e Curuzu), Barra/Ondina (ampliado com a inclusão da Avenida Sete de Setembro no trecho da Vitória até o bairro da Graça onde se situa o Palacete das Artes);
2 - Costa Atlântica Norte: trecho Farol da Barra até o final da Praia do Flamengo;
3 - Rio Vermelho: Orla.
Componentes do PRODETUR
1 - PRODUTO TURÍSTICO COMPETITIVO E SOCIALMENTE INCLUSIVO
O componente está voltado para o incentivo aos produtos de turismo cultural e de sol e praia, em áreas de Salvador com comprovado e significativo potencial turístico, inseridas na área de abrangência do Programa mediante a valorização dos bens públicos como principais atrativos turísticos, além da estruturação de cadeias de valor competitivas e socialmente inclusivas da comunidade afrodescendente.
2 - MARKETING TURÍSTICO
Este componente contemplará ações que objetivam a melhoria do posicionamento turístico de Salvador como destino cultural e de sol e praia, visando aumentar a proporção de turistas de lazer que visitam a cidade influenciados pela promoção turística.
3 - FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL PARA A GESTÃO TURÍSTICA
Este componente integrará ações para fortalecimento da capacidade de gestão do turismo no nível municipal, favorecendo a atuação do COMTUR – Conselho Municipal do Turismo e incentivando uma maior participação da comunidade afrodescendente no setor.
4 - GESTÃO AMBIENTAL
Este componente será dirigido para aperfeiçoamento da gestão ambiental no setor de turismo, por meio da melhoria da gestão dos resíduos sólidos e da gestão do litoral nas áreas turísticas que serão beneficiadas pelas ações do Componente I.